Portugal corre elevado risco de cheias até ao final do século XXI!

20-03-2010 15:26

 

Novos dados trazem notícias preocupantes para Portugal... O nosso país vai debater-se com fenómenos extremos como elevada precipitação e períodos de seca, agravando-se o risco de cheias por todo o litoral.

No fundo, tudo aponta para que a subida do nível das águas do mar traga uma problemática perante o litoral trazendo excessiva erosão, modificação do regime das marés e progressão das áreas inundadas para o centro.

Em relação à temperatura, elemento importante na variabilidade climatérica, irá exisitir um aumento exurbitante de "dias muito quentes", sendo provável Portugal vir a enfrentar mais de 100 dias por ano com temperaturas acima dos 35 graus.

Tudo isto devido, principalmente, à fusão da camada de gelo da Gronelândia, que fará subir o nível da água dos mares em cerca de sete metros!

 

«com um aquecimento do planeta superior a um grau, os riscos aumentam de modo significativo e rápido para os ecossistemas e as espécies vulneráveis»

Instituto para a Investigação do Impacto do Clima de Potsman

 

 «os riscos são muito mais elevados e podem causar a extinção de espécies inteiras e até colapsos do ecossistema, originar fome e escassez de água, além de danos socioeconómicos, sobretudo nos países em desenvolvimento»

Bill Hare, investigador do "Instituto para a Investigação do Impacto do Clima de Potsman"

Voltar

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.