Terra e Lua podem ser mais jovens do que o estipulado

09-06-2010 23:31

A Terra e a Lua foram criadas como resultado de uma gigantesca colisão entre dois planetas do tamanho de Marte e Vénus.

Até agora, acreditava-se que a colisão teria ocorrido quando o Sistema Solar tinha 30 milhões de anos,à cerca de 4.537 milhões de anos. Foi sugerido que a Terra e a Lua provavelmente se formaram muito depois disso, talvez até 150 milhões de anos depois da formação do Sistema Solar!

E como? As idades da Terra e da Lua foram identificadas através de isótopos de tungsténio, que podem revelar se os núcleos de ferro dos planetas e a superfície de rochas se misturaram durante a colisão. Antes acreditava-se que as rochas e o ferro se misturaram completamente durante a formação do planeta Terra embora pesquisas recentes mostrem que a idade da Terra e da Lua pode ser medida examinando-se a presença de certos elementos nas camadas superficiais da Terra.

A substância radioativa háfnio 182 decai com o tempo e transforma-se no isótopo de tungsténio 182. Os dois elementos têm diferenças nas propriedades químicas e enquanto o isótopo de tungsténio prefere unir-se a metais, o háfnio prefere unir-se a silicatos, ou seja, rochas.

São necessários entre 50 milhões e 60 milhões de anos para que todo o háfnio decaia e se converta em tungsténio.Durante a colisão que originou a Lua, quase todo o metal foi parar ao centro da Terra,embora nem todo o tungsténio tenha ido parar lá.

Através de cálculos a partir de modelos dinâmicos da mistura das massas de ferro e rocha líquida, encontraram-se isótopos de tungsténio provenientes da formação da Terra presentes na camada rochosa!

Voltar

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.